.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
EDIFÍCIO SOBRADINHO - CODHAB
SOBRADINHO . DF . BRASIL
ÁREA 200m²
PARTICIPAÇÃO EM CONCURSO NACIONAL
Desenvolver um edifício habitacional de interesse social que possa ser replicado em cinco outras implantações traz pontos recorrentes e relevantes no que se refere a questões qualitativas e construtivas do objeto arquitetônico. Tema amplamente estudado, buscamos a partir de estudos tipológicos desenvolver um edifício que alie além das propostas qualitativas, as diretrizes do edital, questões legislativas, técnicas e financeiras para concatenar em um artefacto arquitetônico claro e coerente, com adaptabilidade suficiente para que se molde conforme suas circunstâncias locais e estabeleça a melhor dialética entre as diretrizes urbanas e seu entorno.
Nossa proposta tem como premissa desenvolver estratégias de projeto que possibilitem a apropriação e a interação dos usuários, de forma a oferecer uma ambiência propícia a criar uma relação de pertencimento dos seus moradores com o objeto construído, de um sentido de lugar, de comunidade e, enfim, de lar.
Soma-se à essas questões a necessária competência técnica-construtiva visando sempre o princípio de economicidade e melhor desempenho do edifício como um todo. A proposta busca a utilização de técnicas construtivas que priorizem a modulação e repetição de elementos, se valendo de peças pré-fabricadas de concreto e aço.
De acordo com o entendimento da Legislação vigente para a região de Sobradinho, juntamente com o Edital do Concurso, Plano Diretor, Código de Edificações e Norma Técnica Bombeiros-DF é possível se chegar em algumas possibilidades de morfologia com qualidade urbana e espacial e que possa ser adaptável nos demais lotes. Buscamos o melhor entendimento das leis de forma a obter o melhor aproveitamento possível, fazendo uso de leis específicas para a efetiva aplicação em projeto.
FICHA TÉCNICA
local: Sobradinho . DF . Brasil | área: 8.000m² | projeto: 2016
autores: ENTRE Arquitetos + Luvison Arquitetura
equipe: Daniele Capella, Vinícius Capella e Alfredo Luvison