RESIDÊNCIA VILA DOS MELLOS
CAMPOS DO JORDÃO . SP . BRASIL
ÁREA 75m²
O projeto entende que a inserção de um objeto construído na paisagem visa ressignificar tanto o sítio ao redor quanto a paisagem mais abrangente.
Desenvolver uma edificação residencial que possa ser replicada traz pontos recorrentes e relevantes no que ser refere a questões qualitativas e construtivas do objeto arquitetônico. Tema amplamente estudado, buscamos a partir de estudos tipológicos desenvolver uma edificação que alie além das propostas qualitativas, as diretrizes do edital, questões técnicas e melhor aproveitamento da paisagem para concatenar em um artefacto arquitetônico claro e coerente.
A partir das condicionantes estabelecidas pelo edital, buscamos desenvolver a residência com a premissa de garantir o maior contato físico e visual com o entorno, para isso desconstruímos o limite do lote originalmente retangular, e nos valemos da morfologia elíptica da edificação como maneira estabelecer melhor diálogo com a paisagem, e assim obter visuais amplas e panorâmicas.
Também propomos um recorte da paisagem a partir de um pátio interno que busca contribuir na deslimitação espacial e social da habitação. A partir da qualificação desse espaço negativo, buscamos integrar as relações e usos entre área externa e interna com a conformação da continuidade morfológica da elípse.
FICHA TÉCNICA
local: Campos do Jordão . SP . Brasil | projeto: 2018 | cliente: Concurso fechado organizado pela Escola da Cidade
autores: ENTRE Arquitetos + 23 Sul Arquitetura
equipe: André Sant"Anna, Gabriel Manzi, Daniele Capella e Vinícius Capella